Origem
Um programador usando o pseudônimo de Satoshi Nakamoto publicou o White Paper do Bitcoin, um documento descrevendo como o sistema iria funcionar. Desde então, o Bitcoin vem sendo adotado por milhões de pessoas no mundo.
Na verdade, no ano de 2008 o site bitcoin.org já estava no ar e o projeto Bitcoin já figurava em uma das principais plataformas de distribuição de softwares de código aberto: o sourceforge.net. Mas foi mesmo em 2009 que o sistema começou a operar, sendo registrada naquele ano a primeira transação com o uso da moeda.
Para poder adquirir dinheiro em forma de bitcoins, seja para investimento, seja para diversão, o usuário primeiramente precisa criar a sua carteira virtual, que funciona como uma espécie de ponto virtual onde todos os bitcoins ficam armazenados, categorizando um tipo de conta bancária livre de taxas e impostos. Essa carteira só pode ser criada no site oficial da blockchain (cadeia de blocos). Cada unidade possui uma numeração especÃfica, protegida por criptografia.
Para evitar fraudes ou golpes, como a cópia ou duplicação de moedas, além de falsas transações e outros tipos de crimes, há um poderoso sistema de segurança e controle. Basicamente, quando há uma troca comercial entre duas carteiras virtuais, ela é publicada no site da blockchain em forma de código, que é verificado por softwares especÃficos voltados para essa função.